Receitas

Guia de demolho

potes de vidro com varios grãos

Abaixo segue um passo a passo de como funciona o demolho. Informações retiradas do site Jornada do Sabor.

“A cozinha vegetariana e vegana é rica em cereais com e sem glúten bem como leguminosas, sementes e frutos secos. A melhor forma de preparar esses ingredientes para aproveitar os seus benefícios é demolhar antes de usar. Muitas receitas neste blog contém cereais e leguminosas e aconselho sempre a demolhar no mínimo 4-6 horas, melhor ainda se deixares na água durante a noite toda.

Mas porquê?

A primeira vantagem é apenas prática: demolhar reduz o tempo de cozedura em pelo menos 20 minutos. É principalmente assim com o grão de bico, feijões e arroz integral. A segunda razão, e essa é mais importante para a tua saúde, é a forma como o teu corpo assimila os nutrientes.

Cereais e leguminosas contêm muitos nutrientes valiosos, mas também contêm os chamados anti-nutrientes. Entre estes estão, por exemplo, o ácido fítico e as lectinas. Os anti-nutrientes fazem o oposto dos nutrientes: impedem a absorção de nutrientes pelos seres humanos. Por exemplo o ácido fítico pode diminuir a absorção de minerais como o cálcio, o ferro, o zinco e os oligoelementos. Além disso os anti-nutrientes podem danificar o intestino e bloquear temporariamente o trato digestivo. O glúten também faz parte dessa lista. É por isso pessoas com uma intolerância ao glúten começam a ter dores de barriga quando o consomem. Aquilo é de facto uma maneira muito esperta da natureza de se proteger.

O que acontece quando demolhas?

Basicamente estas a enganar as leguminosas e cereais. Quando os colocas a demolhar durante algum tempo começa um processo da germinação. Uma vez iniciado este processo de germinação, a enzima fitase é formada no grão e decompõe o ácido fítico. O resultado para nós é uma melhor absorção dos ingredientes valiosos destes alimentos pelo nosso corpo e uma digestão mais fácil.

Como deves fazer:
  1. Demolhar cereais: Cereais integrais como arroz, millet, amaranto, quinoa, espelta e trigo sarraceno deves meter numa peneira e passar por água morna. Depois colocas numa tigela e juntas o dobro de água. Podes opcionalmente juntar uma colher de chá de vinagre de maçã para ajudar o processo. Deixa assim durante a noite ou pelo menos 6 horas. Se quiseres fazer um prato de cereais para o jantar demolha na hora de pequeno-almoço. Antes de cozinhar deita fora a água usada e passa outra vez por água fresca.
  2. Demolhar leguminosas: Grão de bico, todos os tipos de feijão e lentilhas devem ser demolhados durante a noite ou ainda melhor durante 24 horas. O processo é como nos cereais mas vale a pena trocar a água uma ou duas vezes quando fica mais do que 8 horas a demolhar.
  3. Demolhar frutos secos: Caju, amêndoas, nozes, sementes de girassol, sementes de abóbora etc. deves colocar numa tigela grande e tapar com água e uma pitada de sal e deixar a demolhar entre 4 e 8 horas. Antes de usar passa também outra vez por água fresca.”

DICA: se possível no momento do demolho, coloque algumas gotas de vinagre ou suco de limão na água, assim a quebra dessas enzimas é facilitada.

Deixe uma resposta