Alimentação, Artigos, Uncategorized

CUIDADOS NUTRICIONAIS NA ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA

Os estudos demonstram que apenas a vitamina B12 pode estar em quantidade inadequada numa dieta vegetariana estrita bem planejada, e, nesse caso, é necessário complementá-la. Todos os outros nutrientes podem ser adequadamente supridos com uma alimentação bem planejada, como deve ser qualquer dieta com ou sem carne.

Os estudos populacionais mostram que, de forma geral, os vegetarianos ingerem mais nutrientes (vitaminas e minerais) do que os não vegetarianos.

O cardápio do vegetariano deve incluir alimentos ricos em zinco, ferro, cálcio, vitamina B12 e gorduras do tipo ômega-3. Se a exposição solar não for adequada (para vegetaria- nos ou não), deve haver complementação de vitamina D com alimentos fortificados ou suplementos. Apesar de muito comentada, a proteína não é fator preocupante na dieta vegetariana. Se a pessoa supre sua necessidade calórica com alimentos baseados em cereais e leguminosas, a cota proteica com todos os aminoácidos essenciais é atingida automaticamente.

A segurança da dieta vegetariana estrita se faz com apenas 4 colheres (sopa) de feijões cozidos por dia, o que garante a oferta de lisina (aminoácido essencial), mesmo que a dieta seja à base de cereais.

Fonte: Sociedade Vegetariana Brasileira www.svb.org.br
Departamento de Medicina e Nutrição AUTOR: ERIC SLYWITCH MÉDICO (C.R.M.: 105.231), Coordenador do departamento de
Saúde e Nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira. Especialista em Nutrologia (ABRAN) e Nutrição Enteral e Parenteral (SBNPE). Mestre em Nutrição (Unifesp/EPM).

Deixe uma resposta